Décimo Terceiro Complementar

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O recibo de décimo terceiro complementar serve para pagar a diferença das médias variáveis do ano. Isso porque na parcela final é apurado a média de janeiro a novembro, pois até então não se tem o mês de dezembro completo para utilizar na apuração. Portando, o décimo terceiro complementar faz a apuração de janeiro a dezembro e deduz a parcela final.
A parcela final será obrigatoriamente paga em dezembro de forma integral, e será deduzido o total adiantado. Desta forma será possível calcular o INSS do funcionário.
Para empregados que percebem comissões, horas extras, ou algum valor variável, os mesmos serão apurados a média do ano ou de um período designado. Esta configuração pode ser feita no cadastro dos Eventos. Esta apuração será realizada automaticamente pelo sistema e inserido nos eventos do recibo.

Cadastro dos recibos de pagamento

Veja abaixo as opções disponíves nos recibos de pagamento:

Calculando recibos do mês atual

Se por algum momento será necessário recalcular recibos que já foram gerados com base nos eventos inseridos na folha, acesse Opções/Calcular Recibos. Desta forma, todos os recibos do mês logado serão recalculados.
Em algumas ocasiões, por exemplo, pode ser disponibilizado uma nova tabela de INSS. Porém as folhas já foram geradas, e será necessário recalcular o evento de INSS. Para isso basta acessar o procedimento de calcular recibos.

Impressão de recibos do mês atual

Com base no mês "logado" é possível imprimir os recibos através do menu Opções/Imprimir. Abrirá uma tela com algumas opções disponíveis para filtrar. Ao confirmar, será solicitado um layout de impressão. Para mais detalhes acesse Impressão de Recibos.

Excluir movimento gerado

Para excluir os recibos gerados do mês, acesse Opções/Excluir Movimento. Esta opção exclui apenas os recibos desta folha e do mês "logado" no sistema. Certifique-se que os recibos não estejam bloqueados.

Calculando apenas encargos da empresa

Caso o enquadramento da empresa seja modificado após a geração dos recibos, é possível recalcular apenas os tributos relativos a impostos, como o INSS e PIS da empresa. Para isso, acesse Opções/Calcula encargos da empresa.

Realocando tomadores nos recibos gerados

Para empresas que possuem tomadores de serviço (SEFIP 150 e 155) é possível configurar no cadastro dos Tomadores/Obras? ou no cadastro dos Contratos. Esta configuração serve para sugerir o tomador ao gerar os recibos. Porém, caso seja necessário modificar vários tomadores de vários recibos já gerados, o sistema permite realocar a configuração dos tomadores nos recibos, sem alterar cálculos de eventos. Para isto, acesse Opções/Realoca Tomadores. Esta opção calculará os encargos do recibo para o tomador.

Bloqueio de recibos

O Rumo conta com um procedimento de segurança que bloqueia as alterações e exclusões de recibos. Veja mais em Bloqueio de Recibos. Porém, caso haja necessidade de alguma modificação em apenas um recibo, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a linha do registro do recibo, acessar a opção Bloqueio/Liberado.

Geração automática de recibos

O Rumo permite incluir individualmente recibos de pagamento, porém este procedimento acaba tornando-se árduo considerando o número de funcionários de uma empresa.
Para gerar recibos de vários funcionários de várias empresas acesse Opções/Gera Recibos. Abrirá uma tela de seleção de contratos, mais detalhes sobre esta tela poderá ser visualizado em Seleção de Contratos.
A competência de geração será sempre o mês "logado" no sistema. Certifique-se que esteja no mês desejado.

Alterando ou incluindo um recibo de pagamento

Os seguintes campos estão disponíveis nesta tela:
  • Recibo código único identificador do recibo no sistema, gerado automaticamente pelo sistema.
  • Data competência da geração do recibo (esta não é a data do seu pagamento).
  • Bloqueio campo indicativo do tipo de bloqueio que o recibo apresenta.
  • Contrato empregado/sócio/autônomo.
  • Salário Base informação do valor contratual. Pode ser alterado caso haja necessidade. De preferência altere no cadastro dos Contratos.
  • Dep.IRRF número de dependentes para IRRF. Este campo é sugerido automaticamente pelo sistema, com base nos dependentes da pessoa.

Caso seja necessário regerar o recibo para atualizar os eventos, não será necessário excluir o recibo e gerá-lo novamente. Para isso, basta acessar o botão Gera Recibo que o sistema apagará os eventos existentes no recibo e irá sugerir novos com base no contrato e planilha de eventos.
Sempre que for incluso manualmente um evento no recibo, será necessário recalcular todos os eventos. Para isso, clique no botão Calcular e o sistema não irá apagar os eventos, mas apenas calcular os valores finais.
Para fazer um acompanhamento dos cálculos dos eventos, basta alterar algum evento do recibo ou clique em Roteiro Cálculo. Este relatório faz uma demonstração do cálculo de todos os eventos deste recibo.
Se precisar fazer a impressão oficial de apenas um recibo, ou para enviar por email, o sistema disponibiliza o botão Imprimir. Ao clicar, será solicitado um layout da folha.
Já o botão Contabilizar serve para pré-visualizar os lançamentos contábeis deste recibo. Para efetivar os lançamentos veja mais em Contabilização da Folha.

Eventos

Nesta seção será demonstrado os eventos do recibo. Em casos como férias e rescisões, os eventos estarão inseridos em um grupo contextual, como: férias vencidas, férias proporcionais, 13º indenizado, etc. Esses grupos são para facilitar a compreensão dos eventos, já que os eventos são os mesmos para qualquer tipo de folha. Por exemplo, 101-Hora Extra 50%, este evento é o mesmo utilizado nas férias como no décimo terceiro e recibo normal, não havendo necessidade de criar um evento para cada tipo de folha, facilitando a configuração e manutenção.
Os eventos são sugeridos automaticamente pelo sistema ao clicar em Gera Recibo. Porém caso for necessário incluir um novo evento diretamente no recibo, basta clicar no botão + no lado esquerdo da tabela de eventos. É aconselhado utilizar a Planilha de Eventos para inserir eventos avulsos.
Em casos de rescisão quando for necessário modificar eventos e incluir em respectivas folhas, como férias proporcionais ou décimo terceiro, certifique-se que o grupo desejado esteja selecionado, para então incluir(+) um novo evento neste grupo.
Para alterar algum valor do evento, acesse o botão * localizado ao lado esquerdo da tabela de eventos. Veja mais sobre as opções da tela de Eventos do Recibo da Folha.

Bases de Cálculo

Nesta página será apresentando o valor das Bases de Cálculo utilizadas para a confecção dos eventos do recibo. É possível verificar quais eventos incidiram em determinada base, basta selecionar um registro e clicar em Cálculo, abrirá uma tela detalhando os eventos participantes.
Ainda nesta tela, é possível informar valores de bases recolhidas anteriormente, como INSS e IRRF. Assim o sistema apenas calculará a diferença. Nos casos do funcionário trabalhar em mais de um estabelecimento registrado no Rumo, o sistema automaticamente buscará essas bases. Quando o funcionário tiver um emprego externo, basta acessar a tela de Contratos e incluir a base recolhido anteriormente.

Tomadores/Obras

As empresas que prestam serviços como tomadores deveram alocar seus recursos nos locais trabalhados. Nesta seção serão apresentados os locais trabalhados pelo funcionário, e o quanto de participação teve em determinado tomador. Essa alocação pode ser feita na tela dos Contratos ou em Tomadores/Obras?. Caso for necessário é possível modificar um tomador nesta página.

Informações

Na página de informações é possível ajustar a data em que será contabilizado o recibo, e a data de pagamento para fins de cálculo do IRRF. Também está disponível nesta tela custos pertinentes a empresa, como: FPAS, RAT, Terceiros, PIS.

Observação

As observações são geradas automaticamente pelo sistema ao calcular o recibo. Nela estão inseridas avisos de quais eventos não foram calculados.