Tutorial - FCont

FCont - Lançamentos de Expurgo e Adição

O Fcont (Controle Fiscal Contábil de Transição) é uma escrituração contábil obrigatória às pessoas jurídicas sujeitas ao Lucro Real, que considera os métodos e critérios contábeis aplicados pela legislação até 31 de dezembro de 2007, conforme a Instrução Normativa RFB no 949/09.
Os lançamentos de expurgo para a Fcont, devem ser realizados na tela normal de lançamentos: Menu Lançamentos/ Contabilidade/ Lançamentos.

Image


O único diferencial dos lançamentos normais para os de expurgo será na opção Expurgo FCont, que deverá ser assinalada como Sim.
Os lançamentos de adição são feitos através do Menu Lançamentos/ FCont.

Image


Nestes lançamentos deve ser informado o Tipo de lançamento a ser realizado, podendo ser Fiscal ou de Encerramento. Lembrando que o lançamento dever ocorrer no último dia do período, seja ele anual ou trimestral. O valor dos lançamentos Fiscais, somados aos de encerramento devem ser equivalentes ao valor total dos lançamentos de Expurgos.

Exportando o arquivo

Para exportar os dados do Rumo para a Validação, assinatura e informação do FCONT é necessário, primeiramente, ter todo o Plano de Contas Referencial da empresa configurado, essas informações são necessárias para o preenchimento do Bloco M da FCONT, portanto, se não forem preenchidas de acordo, o arquivo não será validado.
É necessário, também, confirmar que a qualificação do contador e do responsável pela empresa está preenchida. A qualificação do contador pode ser verificada em Arquivos/ Contadores, enquanto a qualificação do responsável pela empresa é informada em Arquivos/ Estabelecimentos.
Após configurar corretamente as opções o arquivo poderá ser exportado através do menu Apoio/ Exportar/ Contabilidade/ Fcont.

Image


Para finalizar a exportação deve ser informada a data inicial e final do período da escrituração, e se a mesma será informada trimestralmente.
Atenção para os resultados da pré-validação e as possíveis críticas apontadas pelo Rumo, estas devem ser ajustadas e o arquivo gerado novamente para evitar erros e advertências no Validador FCONT.

Validação

Para realizar a validação do arquivo é preciso importá-lo para o Validador FCONT 2011. Para realizar este processo acesse o menu Escrituração/ Nova/ Importar ou selecione o segundo ícone do validador. Na seqüência deve ser informado o arquivo para validação. Como o Rumo dispõe da opção para colar o arquivo, basta um “Ctrl V” na opção Nome do arquivo para selecioná-lo e solicitar a importação.
A tela seguinte solicitará a seleção dos blocos a serem importados, TODOS os blocos devem ser selecionados.

Image


Na seqüência da importação o programa efetua a validação do arquivo. Serão relacionados diversos erros ao final da validação, estes estarão ligados ao registro M025 e I155. Para corrigi-los será necessário replicar os saldos iniciais acessando o Menu Escrituração/ Replicar Saldos Iniciais. Após o termino da Replicação será preciso validar o arquivo novamente. Caso os dados informados estejam de acordo com os exigidos pelo FCONT, o arquivo estará pronto para ser assinado e transmitido para a Receita Federal.

Veja a seguir um vídeo explicativo sobre a exportação do Rumo e Validação do arquivo FCont:

Flash player not available.