Períodos Aquisitivos

Menu de Acesso: Arquivos/Folha/Contratos - Períodos Aquisitivos

Os períodos aquisitivos são utilizados para acompanhar o direito de férias do empregado. São gerados automaticamente pelo sistema. Ao término de 12 meses o empregado poderá gozar dos dias obtidos de direito ao finalizar o período aquisitivo. Um período pode ser inferior a 12 meses sobre três circunstâncias:
  1. Rescisão: paga-se as férias proporcionais.
  2. Férias Coletivas: empregado com menos de um ano de serviço inicia-se um novo período aquisitivo (Art. 140 da CLT).
  3. Afastamento: dependendo do motivo de afastamento, o período pode ser interrompido enquanto empregado afastado. Ao retornar, inicia-se um novo período aquisitivo que terá sua duração até completar 12 meses "somados" ao período anterior.

Informações disponíveis na tela

  • Data inicial e Data final período trabalhado que compreendo o direito de férias.
  • Fér.Proporcionais marcação para indicar se houve proporção na rescisão.
  • Deduzir saldo este campo pode ser modificado. Utilizado para zerar o saldo do período em situações de importação de dados.
  • Faltas quantidade de faltas apuradas dentro da competência do período. Afeta no direito de férias.
  • Afastamento quantidade de dias afastados. Quando superior a 180 dias perde-se o direito de férias.
  • Avos resultado em avos do direito de férias.
  • Dias Férias resultado em dias do direito de férias.
  • Saldo saldo em dias do direito de férias. Conforme o gozo ou abono de férias, haverá diminuição deste saldo.
Caso houver necessidade de incluir manualmente um período aquisitivo, os campos que podem ser informados são: Data inicial, Data final e Deduzir saldo.

Perguntas frequentes

O saldo do período aquisitivo está menor que os dias de direito. O que fazer?
Verifique se o campo Deduzir saldo está preenchido. Verifique se existe um lançamento de férias para este empregado e houve gozo/abono deste período. Verifique se houve um lançamento de demissão para este empregado e houve gozo deste período.

Estou incluindo uma nova empresa no sistema. No cadastro dos funcionários verifiquei que existem vários períodos aquisitivos gerados automaticamente pelo sistema, desde sua admissão. Porém, todos estão em abertos, sendo que apenas o último realmente que não foi gozado. O que fazer?
O aplicativo Rumo não tem conhecimento "sozinho" de quais períodos de fato foram gozados. Ele considera todos em aberto. Para tanto, existem duas formas de zerar o saldo do período: incluir um lançamento de férias para cada período aquisitivo antigo; informar o saldo de dias no campo Deduzir saldo e Sincronizar o período para recalcular o saldo.