Notas de Saída

Menu de Acesso: Lançamentos/Livros Fiscais/Notas de Saída


As saídas divergem das notas de entrada, pois possibilitam o lançamento de três modelos diferentes. São eles: Normal, ECF e Fretes.

Normal

Ao selecionar a opção para inclusão de notas normais no sistema, o procedimento de inclusão é similar ao de notas de entrada.

ECF

O Lançamento de Cupons Fiscais difere do lançamento das notas normais na estrutura inicial e na inclusão de produtos, que neste caso é alterada para Redução Z. Ao selecionar o modo de inserção ECF, o sistema irá solicitar o parceiro da operação. Caso o parceiro de MRECF seja informado no cadastro do Estabelecimento esta informação será gerada de maneira automática. Por este motivo, os ECFs possuem apenas duas divisões na parte inicial: Documento e Contabilização.
As informações que devem ser preenchidas no documento são: Emissão e saída do cupom, o número do mapa de Redução e o Valor contábil. Enquanto na contabilização deve ser informado o código contábil (que também pode ser configurado na aba 3 ? fiscal do estabelecimento) e observações caso haja.
O segundo diferencial do ECF está na inclusão das Reduções Z: O número da impressora de Cupons Fiscais deverá ser informada no primeiro campo, ECF. Os campos posteriores devem ser preenchidos de acordo com as informações relacionadas na Redução Z. O COO Inicial, bem como o GT Inicial devem tomar como base os valores informados na Redução anterior, ou seja, os valores destes campos devem ser os haveres imediatamente posteriores aos informados no COO Final e GT Final do dia anterior.
No registro das reduções, devem ser informados, ainda, os Registros 60A com o desdobramento dos tributos, o Registro 60D com o Resumo diário e o Registro 60I com os cupons. Os desdobramentos consistem na informação dos valores vendidos sob cada tributação e situação de venda.
Atenção: O passo inicial para a inclusão das reduções é o cadastro de uma impressora de Cupons Fiscais.

No primeiro campo do registro 60A deve ser informado o valor vendido, num segundo momento o tributo aplicado sobre a venda, podendo ser ICMS, ISSQN, ou uma operação não tributada. Posteriormente é informada a situação da venda, podendo ela ser: Tributada (T), Isenta (I), Não Incidente (N), Substituição Tributária (F), Acréscimo (A), Desconto (D), Cancelamento (C) ou Recebimento (R). Caso a venda seja tributada deve ser informado no campo alíquota o percentual praticado e por fim o número do totalizador. Sempre que houver tributações, situações ou alíquotas variadas dentro da mesma Redução Z deve ser acrescido um novo detalhe. Na aba 3- Cupons devem ser lançadas todas as vendas do dia, item a item. A função da aba 2- Resumo Diário é justamente a junção das mercadorias equivalentes que foram vendidas durante o dia, ou seja, a junção dos itens lançados na aba Cupons.
O resumo diário (60D) pode ser gerado automaticamente pelo Rumo, desde que haja Cupons (60I) lançados anteriormente, através da opção 60I > 60D localizada na aba 3 ? Reduções Z. A geração dos registros 60R ? Resumo mensal, também podem ser gerados com base nos cupons, para isso, basta acessar a opção Lançamentos >> Livros Fiscais >> ECF ? Resumo Mensal.

Fretes

O lançamento de Fretes difere dos lançamentos de notas normais de saída por possuir uma aba a mais para a inclusão das notas fiscais constantes no conhecimento.
Os campos disponíveis para o preenchimento sobre os fretes prestados são:
  • Data Data de emissão da Nota Fiscal transportada
  • Remetente Empresa de origem do frete
  • Destinatário Empresa de destino do frete
  • Modelo Modelo da Nota fiscal Transportada
  • Série Série da Nota fiscal Transportada
  • NF Número da Nota Fiscal transportada
  • Valor mercadorias Valor total da mercadoria transportada
  • Valor Valor total da nota transportada
  • Volume Quantidade de volumes transportados
  • Peso bruto Peso bruto da mercadoria transportada
  • Peso Líquido Peso líquido transportado

Tópicos relacionados