Notas de Entrada

Menu de Acesso: Lançamentos/Livros Fiscais/Notas de Entrada


O lançamento das notas é bastante simples, desde que as configurações anteriores estejam de acordo com a realidade do estabelecimento. Os dois primeiros campos da nota, que são preenchidos automaticamente pelo sistema, são de grande importância para o usuário. O campo nota evidencia a sequência das notas inseridas no sistema, facilitando a verificação de possíveis exclusões.
O campo Origem permite saber de que maneira a nota foi incluída no Rumo e caso seja necessária a exclusão de todos os lançamentos importados através de arquivos Sintegra, por exemplo, poderá ser realizada através de um facilitador que usará da informação dada neste campo e do período a ser excluído.
A parte inicial da tela de Lançamentos de Notas de entrada está dividida, basicamente, em três subitens:

  • Documento: Exige o preenchimento de dados específicos da nota, como espécie, série, modelo, número da nota fiscal e outros.
  • Parceiro: Devem ser informados os dados do parceiro da nota fiscal.
  • Contabilização: Deve ser informada a forma de pagamento da nota, bem como a quantidade e o período de parcelas e o código de contabilização.
Na sequência existem ainda os campos para o preenchimento de observações e Chave da nota fiscal eletrônica. A chave da nota fiscal eletrônica é de preenchimento obrigatório para as empresas que geram a EFD Contribuições. A segunda parte do preenchimento da nota diz respeito aos dados da operação da nota fiscal, sendo necessário o preenchimento de quatro abas: Tributos, Contábil, Produtos e Tributos Federais.

Tributos

Na aba Tributos devem ser fornecidas as informações sobre IPI, ICMS e ISS possivelmente incidentes sobre os produtos. Os dados iniciais dizem respeito à Parcela de IPI constante na nota e o Valor contábil com incidência da tributação a ser incluída. Além de campo específico para a informação da Operação Fiscal, em casos de haver cadastrado anteriormente e campo para CFOP e Tributação. Na sequencia estão dispostos os campos para informação de dados sobre o ICMS, onde deve ser informado o CST, a Base de cálculo, a Alíquota e o Valor em casos de tributação integral no total do valor contábil. Caso haja informações diferentes as bases podem ser informadas em seus campos específicos: Isento, Imune, Parcela Reduzida, Não Tributado, Não Incidente, Diferido, Suspenso, S.T e Outros. Logo abaixo estão dispostos os campos para a informação de Retenção de ICMS ST.
Em casos específicos de empresas com prestação de serviços, o sistema apresenta, também, campos para a informação de Base, alíquota e valor do ISS. Os usuários devem atentar-se para o vínculo existente entre o modelo da nota fiscal e as informações existentes nesta aba, visto que se o modelo for diferente de zero deverão existir informações nos campos de ICMS, se for igual a zero, deverão ser preenchidos dados apenas nos campos de ISS.

Contábil

A aba contábil nada mais é do que o reflexo das informações inseridas nos campos disponíveis no subitem contabilização na primeira parte de preenchimento da nota fiscal. Esta tela demonstra os lançamentos gerados em Contas a Pagar, seus vencimentos, número de boletos e valores. Na sequencia está demonstrado o lançamento contábil efetuado, com base nas informações concedidas pelo código contábil.

Produtos

As dados referentes aos produtos devem ser configurados a partir da aba 3. O primeiro campo solicita a informação da mercadoria a ser inserida, seguido da quantidade e CFOP da operação. Os campos da primeira aba do cadastro de itens se assemelham aos informados na tributação, ou seja, dados sobre ICMS, Retenção de ICMS ST e ISS. A aba de Tributos Federais (aba 2) solicita o preenchimento de informações referentes aos tributos de âmbito nacional, PIS e COFINS, é importante que estes campos sejam preenchidos corretamente para o envio da EFD Contribuições. A aba de Complemento permite a informação da sequência dos itens, bem como a unidade do mesmo, além de informações complementares.
Lembrando que se houver alguma Operação Fiscal configurada e corretamente informada, as tributações serão preenchidas automaticamente. Depois de inserir todos os produtos, é possível visualizar na aba de produtos da nota fiscal os valores gerados pelos itens. Logo na sequencia são exibidas duas opções: Gerar Tributos e Ratear valores. Ao selecionar a primeira opção o usuário solicitará ao sistema que ele gere e preencha automaticamente a aba 1 - Tributação. A segunda opção permite o rateio de um possível valor (desconto ou acréscimo) entre todos os itens.

Tributos Federais

Os dados informados na última aba da Nota Fiscal estão diretamente ligados com a Apuração de Tributos Federais, portanto, deve-se prestar muita atenção ao realizar o preenchimento. Ao acessar esta aba, o sistema lhe questionará se deseja que os valores de PIS e COFINS sejam sugeridos, e, em caso afirmativo, o Rumo se baseará nas informações preenchidas nos itens para gerar os tributos. Caso não tenha itens informados na nota, será sugerido o valor contábil como base de cálculo e a alíquota será a mesma informada no cadastro do Enquadramento Federal. Ainda nesta tela podem ser informadas as retenções de INSS, CS, IRPJ, PIS, COFINS e o código de retenção. Mais abaixo será possível acrescentar a Base de crédito dos Tributos Federais, para a Apuração.

Tópicos relacionados