Configuração do Fluxo de Caixa

Menu de Acesso: Arquivos|Contabilidade|Configuração do Fluxo de Caixa

Descrição

Esta é a tela de configuração para a emissão do relatório de Demonstração dos Fluxos de Caixa em conformidade com a Resolução 1.255/09. Nela serão cadastrados os fluxos que irão ser demonstrados no relatório. As fluxos solicitados para apresentação já estão disponíveis no Rumo e não precisam ser incluídos manualmente, no entanto, outros adicionais podem ser criados. Após sua criação, deve-se passar para a configuração dos mesmos.

Configuração

Como na demonstração dos fluxos de caixa somente devem constar os valores que foram movimentados contra contas do disponível, é necessário que a conta sintética que é a mãe do grupo de contas do disponível esteja configurada com o Subtipo Disponível, isso deve ser feito editando a conta diretamente no plano de contas e alterando seu subtipo. Para os fluxos definidos no cadastro, deve-se configurar quais contas do plano de contas da empresa serão consideradas em cada grupo da demonstração. Para tanto, selecione um dos fluxos. A tela de configuração a seguir irá aparecer.
Nesta tela devem ser adicionadas as contas que irão influenciar as movimentações das contas do disponível tanto com débitos como créditos. Para adicionar uma conta nova clique em [Incluir]. Uma janela irá aparecer mostrando a estrutura sintética do plano de contas da empresa, nela deve ser selecionada uma conta de último nível sintético.
Na seleção de contas há um facilitador para que não seja necessário incluir conta por conta quando existem várias contas irmãs (de mesmo nível) ou filhas e se deseja adicionar todas. Repare na imagem acima, as contas passíveis de seleção para a demonstração seriam as contas RECEITAS COM VENDAS DE MERCADORIAS e RECEITAS DE SERVIÇOS. Para que ambas sejam adicionadas de uma única vez a conta selecionada deveria ser a RECEITAS OPERACIONAIS. Selecionando uma conta que não esteja no último nível fará com que o Rumo navegue pela estrutura do plano de contas e adicione todas as filhas da conta selecionada que estejam no último nível sintético. Neste caso específico, seriam adicionadas as duas contas citadas anteriormente. Se por exemplo fosse selecionada a conta CUSTOS E DESPESAS que está na raíz do plano de contas, TODAS as suas contas filhas que estejam no último nível sintético seriam adicionadas no fluxo em questão.

IMPORTANTE: Uma conta do plano de contas somente pode ter uma associação para débito e uma para crédito, no entanto, não precisam estar dentro do mesmo fluxo. Um exemplo seria o caso dos empréstimos onde o fluxo de Recebimento por Empréstimos é separado do de Pagamento de Empréstimos, assim teriamos as contas de empréstimos do plano de contas associadas no débito no fluxo de Pagamentos de Empréstimo e como crédito no fluxo de Recebimento de Empréstimos. Como cada conta do plano somente pode ter uma associação para crédito e uma para débito, ao selecionar para adição em algum fluxo uma conta que já esteja associada em outro, a conta deixará de existir no fluxo antigo passando a estar somente no da seleção atual. Não é necessário excluir a conta do fluxo onde ela estava para adicionar no novo, o processo de troca é totalmente transparente para o usuário.

Com os fluxos devidamente configurados pode-se emitir o relatório, para isso vá no menu em Relatórios >> Contabilidade >> Demonstração dos Fluxos de Caixa.